29ª Semana Roseana

 

Entre os 10 e 15 de julho de 2017, Cordisburgo recebeu estudiosos de várias regiões do Brasil, para participarem da XXIX Semana Roseana.

O evento foi realizado pela Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, Museu Casa Guimarães Rosa, Superintendência de Museus e Artes Visuais – SUMAV, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Cordisburgo.

Durante a semana, várias atrações culturais e artísticas vinculadas às obras de Guimarães Rosa foram apresentadas, entre elas:

  • Narração de Estória com os aspirantes ao Grupo Miguelim;
  • Apresentação de Banda de Música;
  • Sarau Poético;
  • Roda de Leitura do IEB/USP;
  • Lançamentos de livros;
  • Lançamento do filme “Riobaldo e Diadorim”;
  • Feira gastronômica sertaneja;
  • Apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

No sábado, na parte da manhã aconteceu o tradicional “Café Sertanejo”, servido na Escola Estadual Mestre Candinho. Em seguida ocorreu a Caminhada Eco-literária, realizada pelo Grupo do Sertão. Neste ano o tema foi: “50 anos da obra Tutaméia”.

À tarde, houve o desfile do Pelotão de Cadetes da Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Sessão Solene da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, com a posse do Prof. Sebastião Soares Filho. No período da noite os eventos continuaram com a Sessão Solene da Câmara Municipal de Cordisburgo para entrega das Medalhas João Guimarães Rosa, Vovô Felício e Mestre Candinho a estudantes de Escolas Públicas e pessoas que se destacaram no ano de 2016.

O Acadêmico Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro, confrade benemérito da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, esteve presente nas atividades realizadas no sábado e colaborou com fotos e informações para este informe.

A Academia Itaunense de Letras felicita a Academia Cordisburguense pelo sucesso do evento, bem como a todos os convidados, participantes e organizadores pelo brilho do evento e pelos préstimos à Literatura mineira e brasileira.

Acadêmicos: Natalino Carvalho, Arnaldo de Souza Ribeiro, Antônio Fernando de Alcântara e Luiz Cláudio Vieira de Oliveira.
Acadêmicos: Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Arnaldo de Souza Ribeiro e José Maria Gonçalves.
Caminhada Eco-Literária
 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X