Acadêmicos

autor-analuiza
Ana Luíza Pereira de Freitas é arquiteta e urbanista por formação e escritora por vocação. Mantém o blog Começo e escreve para página online de arquitetura. Já praticou teatro, dança, desenho, fotografia e música. Autora do livro “O Colecionador de Contos” lançado em 2015 e participante da coletânea “Olhares Múltiplos” lançada em 2016. Integra o Grupo de Escritores Itaunenses e é Acadêmica fundadora da AILE.
Patrono: Machado de Assis
Membro Fundadora
fonteboa-aile
Cidadão Honorário de Pará de Minas (2008) e de Itaúna(2009), membro da Academia de Letras de Pará de Minas(2008) e membro fundador da Academia de Letras de Itaúna. Autor de 04 livros e participação de 05 coletâneas. Colunista do Jornal Diário de Pará de Minas e de Itaúna desde 2001. Professor de Filosofia, História e Sociologia na FAPAM, FANS e FAMART.
Patrono: Manoel de Barros
Membro Fundador
autor-jonasvieira
Natural de Itaúna, Jonas Vieira nasceu em novembro de 1986. É Psicólogo Clínico e do Trabalho; e pós-graduado em Liderança.  É autor de Kimera, Efeito Paralaxe, O homem que matou o palhaço do Circo Budapeste; e do romance psicológico As Fendas do Mosaico. Além da ficção, escreve artigos e ensaios sobre psicologia, comportamento e peças teatrais.
Patrono: Carlos Drumommd de Andrade
Membro Fundador
autor-luizmascarenhas
Luiz Mascarenhas é formado em Direito e História. Escreve para  jornais e é colunista da Rádio Santana  FM. Autor de “Crônicas Barranqueiras” e coautor de “Essências” e “Olhares Múltiplos”. É um dos Fundadores da Academia Itaunense de Letras; cadeira 04, Patrono João Dornas Filho. Em 2015, a Câmara Municipal de Itaúna outorgou-lhe o título de Cidadão Honorário e é o Diretor da E.E. “Profa. Gilka Drumond de Faria”.
Patrono: João Dornas Filho
Membro Fundador
academica-marialuciamendes
Maria Lúcia Mendes nasceu em Itaúna, no dia 06 de Outubro de 1940. Sua vocação para o magistério despertou muito cedo e, aos 18 anos de idade já lecionava para classes do Ensino Fundamental. Formada em Letras pela Universidade de Itaúna, pós-graduada em Língua Portuguesa, lecionou por vários anos nos Cursos de Letras e Pedagogia da Universidade de Itaúna, onde também exerceu o cargo de redatora na Diretoria de Pesquisa e Extensão. Dirigiu por 11 anos o Museu Municipal Francisco Manoel Franco, onde desenvolveu importantes projetos culturais.

Iniciou-se em literatura em 1983 com a publicação do livro Recado em Pedras e Pétalas. Seu estilo simples, o cotidiano visto de modo singular, rendera-lhe êxito absoluto. Recebeu prêmios literários em concurso literário de âmbito nacional. Seu romance O Cheiro da Maçã, publicado em 1996, obteve o 1º lugar na União Brasileira de Escritores – Rio de Janeiro, ocasião em que a autora recebeu a premiação que lhe foi conferida na Academia Brasileira de Letras. Pertence à Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e Academia Divinopolitana de Letras. Foi eleita Presidente Emérita da AILE – Academia Itaunense de Letras.

Patrono: Mário de Andrade
Membro Fundador
silvio-aile
Sílvio Bernardes é itaunense, casado com uma professora e pai de uma menina, também jornalista. É graduado em História e Mestre em Educação e membro fundador da Academia Itaunense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 6, cuja patrona é a escritora Nise Campos.
Patrono: Nise Campos
Membro Fundador
toni-aile
Toni Ramos Gonçalves é funileiro industrial e começou a escrever ainda na infância. É escritor contista e vencedor de inúmeros concursos literários. Autor dos livros “O último por do sol”, Coisas da Vida, Calíope, Contos premiados 2. Fundou o Grupo de Escritores Itaunenses, fundamental para a Fundação da Academia Itaunense de Letras do qual é membro fundador ocupando a Cadeira 7 de João Guimarães Rosa.
Patrono: João Guimarães Rosa
Membro Fundador
modelo-foto
[ em breve ]
Patrono: Mário de Sá Carneiro
Membro Fundadora
academica-verasilva
Vera Silva, nasceu no Distrito de Itatiaiuçu quando este ainda pertencia ao município de Itaúna, no dia 01/10/1949. Mudou-se em definitivo para Itaúna aos 2 anos. Tem grande apreço à leitura e à escrita. Lançou seu primeiro livro, “Borboleta Encantada”, em 2007 e “Momentos”, em 2008. Participou de duas coletâneas: Essências (2012) e Olhares Múltiplos em Prosa e Versos (2013).
Patrono: Fernando Sabino
Membro Fundadora
academico-arnaldo
Arnaldo de Souza Ribeiro. Nasceu em Itaúna. Especialista em Educação, Mestre e Doutor em Direito. Professor e Coordenador do Curso de Direito da Universidade de Itaúna – UIT. Professor convidado da ESFLUP – Nova Iguaçu – RJ. Escreve para Jornais, Sites e Revistas. Acadêmico Benemérito da Academia Cordisburguense de Letras “Guimarães Rosa” – Cordisburgo – MG. Membro do Instituto do Direito de Língua Portuguesa – IDILP – Lisboa.
Patrono: Miguel Augusto Gonçalves de Souza
Membro Efetivo
academica-cilanogueira
Advogada, escritora e romancista. Ocília (Cila) Nogueira nasceu em Itatiaiuçu, Minas Gerais, em 30 de setembro de 1942. O pai, Arthur Nogueira, era comerciante e a mãe, Nélia Augusta Penido, dona de casa. Aos 8 anos de idade, mudou-se para Itaúna. Formada em Pedagogia, trabalhou como supervisora e diretora de escolas na cidade. Formada em Direito, trabalhou no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Patrono: Érico Veríssimo
Membro Efetivo
autor-magella
Geraldo Magella R. Moreira da Silva cursou Engenharia de Produção e formou-se Mestre em Administração. Desde a mais tenra idade é um leitor assíduo, com participação em vários concursos literários. Em seu primeiro livro “Nota de Falecimento”, ele descreve o que foi sua infância junto à doméstica de sua casa. De posse da cadeira #12, o acadêmico tem como patrono o baiano Jorge Amado.
Patrono: Jorge Amado
Membro Efetivo
academico-costaneto2
Nascido em Belo Horizonte, Leonardo Costaneto é professor de português e inglês na rede pública de ensino. Mestre em Educação pela UFMG e doutorando em Literatura de Língua Portuguesa pela PUC Minas, onde pesquisa o poeta português Mário de Sá-Carneiro. Membro da AILE, ocupando a cadeira número 13, sua Patronesse é a escritora paulista Hilda Hilst. Publicou, entre outros trabalhos, Versos d’Ouro & Rubro, em 2015.
Patrono: Hilda Hilst
Membro Efetivo
modelo-foto
[ em breve ]
Patrono: Aureslina Nogueira de Faria
Membro Efetivo
autor-matheus
Matheus de Alcântara Lopes nasceu em Itaúna/MG, em 12/09/1981. É formado em Artes Cênicas, Técnico em Administração, Liderança na Renovação Carismática Católica, Gestor em Qualidade, Auditor Interno da Qualidade, Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e em Gestão Escolar. É concursado como professor de Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Itaúna e atua como Diretor Escolar desde 2012.
Patrono: Monteiro Lobato
Membro Efetivo
ph-aile

Pedro Henrique Nogueira Penido nasceu em Itaúna/MG em fevereiro de 1984. Graduado e pós-graduado em Comunicação Social – Jornalismo, trabalha com novas tecnologias da comunicação e informação. Escreve para diversos blogs na Internet, além de ser fundador e editor do portal Horizonte Paralelo e poeta convidado do Diário Liberdade. Humanista, acredita que a Arte tem que mudar o mundo e cada letra no papel precisa fazer sonhar e fazer transformar.

Patrono: David de Carvalho
Membro Efetivo
academico-bechelaine
Fez o curso primário no Grupo Escolar José Gonçalves de Melo, onde presidiu o “Clube de Leitura Vicente Guimarães”. Estudou em seguida na Escola Normal de Itaúna, hoje Colégio Estadual; aí foi depois professor no Curso de Magistério. Em 1969, ingressou no Seminário de Mariana. Lecionou na Universidade de Itaúna, UEMG e PUC/Minas. Em 1989, publicou “Ética e Política na obra de Alceu Amoroso Lima”, pela Ed. da Universidade Gregoriana, Itália. Aí doutorou-se em Filosofia. Com outros autores, tem publicado vários livros. Entre estes, “Pe. José Netto, sua vida e obra”, Ed. Vile, Itaúna, 1997. Por três décadas, foi cronista do Jornal Brexó, semanário itaunense. Tem dezenas artigos publicados no Caderno Pensar, do jornal Estado de Minas, e em outros jornais, revistas e antologias. É membro da “Associação de Graduados e Estudiosos de Filosofia do Centro-Oeste Mineiro”-AGEFIL, da Academia Itaunense de Letras e da Academia Divinopolitana.
Patrono: Mons. Hilton Gonçalves de Sousa
Membro Efetivo
academico-raimundo
Raimundo da Silva Rabello é mineiro de Leandro Ferreira, histórico distrito de Pitangui. Graduou-se em Letras e em Economia pela Universidade de Itaúna, na qual foi professor por 14 anos e membro do Conselho Universitário. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, como Associado Correspondente. Casado com Sônia, tem três filhos, cinco netos e uma bisneta. Permanecendo entre Itaúna e a capital mineira.
Patrono: Alphonsus de Guimaraens
Membro Efetivo
autor-verasantos
Vera Alice Rodrigues dos Santos é formada em Ciências Econômicas, mas números nunca foi seu forte, preferiu sempre o ler e escrever. Ao longo dos anos participou dos eventos literários de Itaúna, como por exemplo A Semana da Arte, participando da Coletânea do Livro Antologia dos Poetas Itaunenses. Membro do Grupo de Escritores Itanenses e da Academia Itaunense de Letras com poesias nas edições de “Essências” e “Olhares Múltiplos”.
Patrono: Guaracy de Castro Nogueira
Membro Efetivo

Diretoria

Presidente
Arnaldo de Souza Ribeiro

Vice-Presidente
Sílvio Bernardes

1º Secretário
Ana Luíza Freitas

2ª Secretária
Vera Silva

Tesoureiro
Magella Moreira

Segundo Tesoureiro
Vera Alice dos Santos

Comunicação
Pedro Penido

Conselho Fiscal

José Raimundo Bechelaine

Matheus de Alcântara

Raimundo Rabello

Presidente de Honra

Maria Lúcia Mendes

Acadêmicos Beneméritos

Acadêmicos Honorários

modelo-foto

[ em breve ]

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X