Cerimônia de Posse de Nova Diretoria e Outorga de Títulos

 

O dia 23 de Setembro de 2017 é uma data já marcada com muito carinho na História da Academia Itaunense de Letras. Em evento iniciado às 19h30, no Grande Teatro da prestigiada Universidade de Itaúna, reuniram-se os membros deste sodalício, juntamente a entusiastas das artes e da literatura de toda região, além de amigos e familiares e convidados.

Entre os convidados, além das autoridades presentes, como o Magnífico Reitor Prof.  Faiçal David Freire Chequer – homenageado da noite ao lado da cantora Maria Helena Corgozinho – estava o Presidente da Academia Cordisburguense de Letras – Guimarães Rosa – Dr. Raimundo Alves de Jesus, acompanhado de doze acadêmicos e acadêmicas. Tendo inclusive, durante a cerimônia proferido discurso onde ressaltou os vínculos de respeito e amizade que unem os integrantes da Academia de Cordisburgo e a Academia de Itaúna, em especial nas pessoas dos Professores Faiçal David Freire Chequer e Arnaldo de Souza Ribeiro que as integram.

O evento procedeu em grande estilo, com discursos memoráveis, poemas declamados, performances musicais e tudo que um evento em homenagem às Artes e à Cultura deve oferecer aos seus espectadores e partícipes.

Mudança de Diretoria

Oficializou-se nesta memorável noite a Posse da Nova Diretoria, presidida pelo Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro, cujo mandato estender-se-á até Outubro de 2019. Entre os desafios da nova diretoria estão a estruturação da instituição e o trabalho em prol de uma agenda oficial de eventos literários.

Faz-se o destaque para os discursos do primeiro presidente da AILE, Toni Ramos Gonçalves, que, emocionado, prestou homenagens à nova diretoria e ao discurso do atual presidente, Prof. Arnaldo, cujo tom e propostas, refletem as diretrizes democráticas de sua presença no cargo.

Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro profere seu Discurso de Posse.
Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro profere seu Discurso de Posse.

Outorga de Títulos

Entre as funções da Academia Itaunense de Letras – AILE – está a valorização da Cultura, das Artes e da Educação itaunense. E, para tanto, nada mais justo que homenagear personalidades de nossa cidade que colaboram ativamente para mantermos sempre vívida a vocação de “Cidade Educativa” de Itaúna.

Por isso, foram eleitos por unanimidade pela Academia Itaunense de Letras, dois novos “Acadêmicos Beneméritos”: o Magnífico Reitor da Universidade de Itaúna, Prof. Faiçal David Freire Chequer e artista Maria Helena Corgozinho. Ambos refletem a diversidade de formas a se colaborar com o crescimento artístico e cultural na cidade.

Da esquerda para a direita: Acadêmico Pedro Bruno (Cordisburgo), o homenageado com o título de Acadêmico Benemérito Prof. Faiçal David Freire Chequer, Maria do Carmo (Cordisburgo) e a homenageada com o título de Acadêmica Benemérita Maria Helena Corgozinho.

 


Confira mais algumas imagens do evento:

Prof. Faical faz discurso ao receber o título de “Acadêmico Benemérito”.

 

Discurso da Sra. Maria Helena Corgozinho.

 

Discurso do Dr. Raimundo Alves de Jesus, Presidente da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa
 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X