Lançamento do livro “Comedeira de broa”, de Ana Maria de Castro Machado

No sábado, dia 07 de abril de 2018, os integrantes da Academia Itaunense de Letras – AILE durante sua Reunião, realizada no Salão de Eventos da Loja Maçônica Itaúna Livre – LMIL, às 09h00min, receberam a escritora Ana Maria de Castro Machado, seus pais, familiares e amigos para o lançamento de seu livro: Comedeira de broa.
O Presidente da AILE, Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro, em sua fala cumprimentou e parabenizou a jovem escritora, seus pais, familiares e professores. Falou da importância dos livros e do apoio, aos novos e jovens talentos que se enveredam pelos caminhos da literatura. Asseverou que seria o segundo livro a ser lançado durante reunião da Academia Itaunense de Letras – AILE. Ocasião em que fez referência ao lançamento do livro de Layla Oliveira, ocorrido no dia 04 de novembro de 2017. Disse ainda, que os integrantes da Academia Itaunense de Letras – AILE, assim o fazem, por acreditarem nos novos talentos e ainda, que eles são imprescindíveis para o aprimoramento e renovação da literatura.
Em seguida, a jovem escritora Ana Maria de Castro Machado, com onze anos de idade, falou de seus trabalhos com as palavras escritas, de sua paixão pelos estudos e pelas leituras. E, sobretudo, pelo respeito e culto às histórias contadas de geração a geração por seus familiares – uma delas – tema central de seu livro. E o fez de forma simples e objetiva, como é próprio das crianças. Durante sua fala esbanjou alegria e simpatia e ainda, recebeu atentamente – um a um – os agradecimentos, os conselhos e as reflexões dos pais, dos parentes, dos amigos e dos acadêmicos e acadêmicas presentes.
Importante ainda, que sejam destacados os depoimentos de seus pais e de sua tia, Ronaldo, Maila e Betânia, respectivamente, sendo: “Ana Maria sempre valorizou e esteve atenta às histórias contadas por nossos ancestrais e, que a materialização de uma delas nesse livro, foi possível pela atenção com que as ouvia e pelo amor às leituras, hábito que cultiva e aprimora desde que aprendeu a ler. Por vezes se esquecia das brincadeiras, comuns às crianças, para dedicar-se aos livros e às leituras.”
O acadêmico, poeta e músico Prof. Raimundo da Silva Rabello, de improviso fez um verso e música, para cumprimentar e enaltecer a jovem escritora, e o cantou em forte, bom e afinado tom, no que foi acompanhado de pé, conforme por ele solicitado e pelo ritmo das palmas de todos os presentes.
O acadêmico, radialista e psicólogo, Dr. Jonas Vieira, com a singular sabedoria que lhe é inerente, sintetizou a fala de todos os presentes, acrescidas de seu pensamento e vivencias, e o fez com desenvoltura e de forma técnica, acerca da importância dos novos e jovens talentos e, sobretudo, do necessário apoio dos pais, parentes, amigos, professores e academias, obviamente, sem prejuízo da necessária liberdade que se deve dar aos jovens escritores, para que eles possam de forma autêntica e livre, expressar seus pensamentos e sentimentos através de seus trabalhos literários.
A reunião foi encerrada com os agradecimentos e entrega de livros ofertados à escritora Ana Maria de Castro Machado pelos – acadêmicos e acadêmicas – presentes, ocasião em que a escritora, com elegância e sabedoria, carinhosamente autografou seus livros.