Participação da Academia Itaunense de Letras na I Semana Literária

 

Na sexta-feira, dia 20 de abril de 2018, ocorreu o encerramento da – I Semana Literária – promovida pela Secretaria de Educação e Biblioteca Municipal Engenheiro Osmário Soares Nogueira.

O evento se iniciou às 19h e contou com a participação de integrantes da Academia Itaunense de Letras – AILE, da Loja Maçônica Itaúna Livre – LMIL, do Poder Público Municipal, da Biblioteca Municipal Engenheiro Osmário Soares Nogueira, do Tiro de Guerra 04.009, familiares e convidados.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Academia Itaunense de Letras – AILE Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro, saudou a todos os presentes e agradeceu aos organizadores por estenderem aos Acadêmicos e Acadêmicas a honra de participar daquele evento. Fez um breve relato acerca do escritor José Bento Monteiro Lobato, com destaque para sua luta inquebrantável pela defesa da soberania brasileira associada à extração do petróleo, o que foi motivo de deselegância com o então Presidente da República Getulio Dorneles Vargas e uma prisão de seis meses, da qual cumpriu três.

Disse ainda, que a fala dos presentes circunscreveria ao tema proposto, qual seja: Monteiro Lobato e a importância do livro para a transformação das pessoas. Em seguida concedeu a palavra ao Acadêmico Matheus de Alcântara Lopes, ocupante da Cadeira n. 15, Patrono – José Bento Monteiro Lobato. O Acadêmico Matheus de Alcântara Lopes, falou com percuciência e sabedoria acerca da vida e obra de Monteiro Lobato. Em seguida falaram os acadêmicos – Geraldo Fonte Boa, Paulo Sérgio Diniz e as Acadêmicas – Vera Silva, Ocília Nogueira e Maria Luiza Freitas. Todos, sem exceção, manifestaram com sabedoria e desenvoltura acerca do tema proposto. Entre uma fala e outra dos Acadêmicos o Presidente Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro, fazia breves intervenções acompanhadas da leitura de um pensamento do autor, que o comentava e o adequava à fala encerrada e, às vezes o associava ao momento atual.

Também se manifestaram no primeiro bloco o Subtenente Willian de Faria Alves e a Assessora de Gabinete – Professora Eliana Aparecida Rodrigues de Oliveira, que além de manifestar suas convicções acerca da obra de Monteiro Lobato fez um breve relato acerca da organização da – I Semana Literária – e da importância da participação dos acadêmicos, acadêmicas e convidados.

Concluído o primeiro bloco, os participantes complementaram as exposições feitas, com manifestações e perguntas. Com destaque para a presença e o interesse dos atiradores do Tiro de Guerra 04.009 – que vieram voluntariamente – e de seus familiares. Em suas falas, todos os presentes foram unânimes em reconhecer a importância do escritor José Bento Monteiro Lobato, ícone da literatura brasileira e da importância de suas obras e atos como elementos transformadores das pessoas, e ainda, que o evento foi oportuno e profícuo. Concluído os debates o Presidente Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro, reiterou os agradecimentos a todos e declarou encerrada a I Semana Literária.

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X