Semana Guimarães Rosa e Aniversário da Academia Itaunense de Letras – AILE

 

Nos dias 10 a 16 de setembro de 2018, os integrantes da Academia Itaunense de Letras – AILE realizaram uma semana de estudos em homenagem aos 110 anos do nascimento de João Guimarães Rosa e 03 anos de fundação da AILE.

No dia 10, abertura da Semana com apresentação da Banda de Música Sagrado Coração de Jesus e da cantora Maria Helena Corgosinho, que foi acompanhada pelo violonista João Nogueira.

Outorgaram homenagens para: Academia Cordisburguense de Letras – Guimarães Rosa – Cordisburgo, Museu Sagarana – Itaguara, Escritor David de Carvalho – in memoriam, Professor Marco Elísio Chaves Coutinho – in memoriam, Professor e Acadêmico Faiçal David Freire Chequer, Acadêmico Pedro Bruno Neto.

Palestra: Vida e obra de Guimarães Rosa, proferida pelo Dr. Antônio Fernando de Alcântara. Acadêmico, Coronel da Polícia Militar, Escritor e Advogado.

No dia 11, homenagearam: Academia Divinopolitana de Letras – ADL e Academia de Letras de Pará de Minas – ALPM.

Palestra: A terceira margem do rio, sob o olhar da psicologia. Proferida pelo Dr. Jonas Mateus Vieira. Acadêmico, Psicólogo, Escritor e Teatrólogo.

No dia 12, homenagearam: Loja Maçônica Itaúna Livre – LMIL – 70 anos, Usina dos Sonhos – US – 20 anos, Professor Edgard de Oliveira Lopes, Professor Walter Cândido dos Santos.

Palestra: Vida e morte na obra de Guimarães Rosa. Proferida pelo Dr. Francisco José dos Santos Braga. Acadêmico, Tradutor, Escritor e Pianista.

Os eventos realizaram-se na Universidade de Itaúna – UIT.

No dia 13, no Espaço Cultural apresentação de Peça teatral e Exposição de fotos, leituras e diálogos alusivos à vida e obra de Guimarães Rosa.

No dia 14, na Biblioteca Engenheiro Osmário Soares Nogueira – Sarau, com obras de Guimarães Rosa.

No dia 15, pela manhã na Praça da Matriz – Feira de livros e conversa com os escritores. À noite no Tropical Tênis Clube homenagearam o Professor Roque José de Oliveira Camello – In memoriam e à Jornalista Merania Aparecida de Oliveira e jantar de Confraternização.

No dia 16, participaram de Celebração Eucarística, em ação de graças pelos homenageados e pelo aniversário da Academia Itaunense de Letras – AILE e em sufrágio pelas almas dos homenageados in memoriam e dos Patronos das Academias participantes e homenageadas. Abrilhantada pelo Coral Una Voz.

A Semana foi prestigiada com a presença de acadêmicos, universitários, estudiosos da obra de Guimarães Rosa, escritores itaunenses e de cidades vizinhas. Bem como de várias autoridades, entre elas: o Prefeito de Itaúna Dr. Neider Moreira de Faria, Prefeito de Itaguara Geraldo Donizete de Lima, Reitor da Universidade de Itaúna Prof. Faiçal David Freire Chequer, Juiz da Segunda Vara Cível Dr. Alex Matoso Silva e o sobrinho de Guimarães Rosa, Ricardo Eustáquio de Guimarães Rosa.

Com esse evento os integrantes da Academia Itaunense de Letras – AILE registraram seus três anos de existência, renderam homenagem ao ícone da literatura nacional Guimarães Rosa e, de igual modo, homenagearam Pessoas e Instituições que propagaram e propagam a Cultura e a Educação. Portanto, reiteram os agradecimentos a todos, que

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X